Ainda jovens, sonhamos com “o que queremos ser quando crescer”. E muitas vezes parece, que desde cedo, o desejo de cuidar e transformar vidas nos levou para a área da saúde.
Dentro de uma realidade em que a população está envelhecendo, que o número de doenças crônicas não transmissíveis é uma crescente, que a ciência avança em tecnologias e tratamentos para doenças antigamente mortais, qual seria a missão do profissional de saúde?
A saúde é o bem mais precioso de um ser humano. Dela depende a realização de todos os outros desejos e objetivos de vida. E sobre ela, a população deposita no profissional de saúde, a confiança do cuidado. E aí está uma palavra interessante: CUIDADO! Muito além do CURAR! Até porque grande parte das doenças que acometem a população não são “curáveis”, e por isso acredito que a missão do profissional de saúde está no CUIDAR.
E se pararmos para refletir, uma das grandes chaves para desempenharmos nossa missão como profissionais de saúde, independente da área de atuação, é em como CUIDAMOS do outro. E isso vai desde chamá-lo pelo nome, no sorriso, no acolhimento, no aperto de mão, mas também no tempo dedicado aos estudos para oferecer o melhor CUIDADO que a saúde, de quem confiou a você o cuidado, necessita!
Que possamos seguir na missão de CUIDAR e transformar vidas através da nossa profissão.
Eu sou a Carla Montenegro, Doutora em Ciência da Saúde, e com muito orgulho damos início ao projeto Instituto Adapta. Educação de alta qualidade para profissionais da área da saúde.